Organización Sin Fin de Lucro

Coletivo MICA - Mídia, Identidade, Cultura e Arte

Logo de Coletivo MICA - Mídia, Identidade, Cultura e Arte

Acerca de

O Coletivo MICA - Mídia, Identidade, Cultura e Arte foi criado em 1º de junho de 2015 a partir de quatro anos de experiência em projetos de extensão, na área do Direito à Comunicação, ligados ao Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto. Seus principais objetivos são contribuir para a emancipação humana por meio de ações ligadas à arte, à cultura e à comunicação social; o fomento a valores identitários e culturais, incluindo o patrimônio histórico, artístico, material e imaterial; a consolidação da cidadania, dos direitos humanos e da democracia.

 

Ao longo desses anos, o MICA promove ações em comunidades periféricas de Minas Gerais, em defesa do Direito à Comunicação, o qual se encontra entre os direitos humanos fundamentais, historicamente negado a seus titulares.

Trata-se de uma utopia social consagrada por diversos tratados internacionais, entre eles a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (Revolução Francesa – 1789), a Declaração Universal dos Direitos Humanos (ONU-1948) e O Capítulo V, da Constituição Federal (1988).

 

Seus componentes trabalham convictos de que a comunicação atua fortemente na construção de valores e opiniões, por meio do enquadramento de suas narrativas. O sistema informativo convencional oferece uma espécie de tutorial para leitura e interpretação dos acontecimentos, conforme interesses de quem administra a mídia e a política.


Até 2020 trabalhamos diretamente com mais de 700 pessoas, principalmente jovens e adolescentes, em 04 escolas municipais, 06 estaduais. Realizamos ações e parcerias em 09 municípios de MG.

O Coletivo MICA - Mídia, Identidade, Cultura e Arte foi criado em 1º de junho de 2015 a partir de quatro anos de experiência em projetos de extensão, na área do Direito à Comunicação, ligados ao Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro…

Temáticas Incluídas

Dirección & Contacto

Illustration

Únete a Idealist

Regístrate hoy para acceder a tus organizaciones favoritas y recibe alertas por email cuando se publiquen nuevas oportunidades.