Organización Sin Fin de Lucro

Projeto Pioneiras

Logo de Projeto Pioneiras

Acerca de

O Projeto “Pioneiras” tem como objetivo mostrar as mulheres que se destacaram ao longo da história do Brasil, mas não fizeram parte da historiografia oficial. Pioneiras foi idealizado pelo professor de Sociologia Frederico Lopes, sendo desenvolvido pelas estudantes Júlia Braga, Vitória Bispo, Maria Luísa, Ana Raquel e Mikaela Duarte. A elaboração do software está em desenvolvimento da parceria com os Técnico em Informatica Júlia Antunes Miranda, Hari Dasa Fiuza e Giovanny Lucas de Freitas, em código aberto. A pesquisa, até o presente momento, catalogou diversas "guerreiras" brasileiras, possibilitando o reconhecimento histórico de várias mulheres.

O estudo mostra que o protagonismo feminino foi, e é, essencial para a sociedade brasileira e mundial. Porém, no que tange a igualdade de gênero no Brasil e nos países latinos americanos ainda ocorre uma estagnação, sendo perpetuado a desigualdade de gênero.

O projeto traz em seu escopo à crítica sobre a invisibilidade da mulher desde a formação nacional, apontando a necessidade de um novo olhar para a trajetória das mulheres que foram e continuam sendo pioneiras nas esferas sociais e políticas, ressaltando a militância de todas e a luta contra o machismo e o preconceito perpetuado até a atualidade.

Como metodologia propõe-se a construção de uma árvore cronológica visibilizando a atuação das mulheres brasileiras, de 1500 até os dias atuais, com o recorte de trinta mulheres no total. A pesquisa encontra-se em andamento, em fase de desenvolvimento da plataforma digital.

O presente resultado é o aplicativo Pioneiras, ferramenta educativa, didática e interativa. Que está sendo disponibilizado de forma gratuita, com a finalidade de ser utilizado por crianças, jovens e adultos.

Pode-se concluir que novas propostas educacionais, políticas, entre outros, que visam o reconhecimento das mulheres geram ações de redução da desigualdade de gênero que persiste no Brasil. Enfim, projetos e iniciativas a exemplo do Pioneiras, são importantes para acabar com essas barreiras das desigualdades de gênero, comprovando que as mulheres brasileiras tiveram e têm extrema importância nos fatos historiográficos nacionais e mundiais.


O Projeto “Pioneiras” tem como objetivo mostrar as mulheres que se destacaram ao longo da história do Brasil, mas não fizeram parte da historiografia oficial. Pioneiras foi idealizado pelo professor de Sociologia Frederico Lopes, sendo…

Temáticas Incluídas

Dirección & Contacto

Illustration

Únete a Idealist

Regístrate hoy para acceder a tus organizaciones favoritas y recibe alertas por email cuando se publiquen nuevas oportunidades.