Organización Sin Fin de Lucro

Instituto João Gonçalves da Silva

Duque de Caxias, RJ, Brasil | Linktr.ee/institutojgs

Acerca de

HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO:  Oportunidade, acessibilidade e inclusão são as palavras-chave e ponto de partida do Instituto João Gonçalves da Silva. Nosso espaço recebe alunos com microcefalia, mobilidades reduzidas e crianças que estão em processo de diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nosso objetivo é garantir que os alunos com necessidades especiais tenham acesso a uma educação inclusiva e digna. O Instituto João Gonçalves da Silva - IJGS, pessoa Jurídica do direito privado, sem fins lucrativos, fundado em 24 de junho de 2021, com sede no bairro Jardim Barro Branco, 3º Distrito de Duque de Caxias, região periférica do Estado do Rio de Janeiro, tendo sua diretoria composta majoritariamente por mulheres, surgiu como uma instituição que tem por finalidade gerir e desenvolver ações na área da Cultura, artes, Comunicação, saúde, educação, a inclusão de pessoas com deficiência, o desenvolvimento local entre outras, visto que estamos localizados numa região onde são poucos os equipamentos culturais, mesmo estando localizado próximo ao Museu Histórico de Duque de Caxias - Taquara – Duque de Caxias, e do Parque Municipal da Taquara – Duque de Caxias, neste contexto a população não tem acesso a programações culturais. Atualmente o IJGS, oferece de forma gratuita diversas oficinas, entre elas Ballet, Jazz, Ritmos Kids, Ginástica, Futebol de Campo: Kid’s e Feminino, Muai Thay, Capoeira e Inicialização Musical Instrumental (Flauta Doce), atendendo um público desde a primeira Infância, a partir dos dois anos de idades, passando pelos adolescentes e também os idosos, nestes anos de funcionamento já passaram mais de 2 mil alunos nas oficinas ofertadas, realizamos com êxito a parceria com o Instituto Chaya, na realização do Projeto Cidadania e Esporte para Todos, onde ofertamos Oficinas de Capoeira e Ginástica, projeto financiado pelo Ministério do Esporte e em parceria com a Empresa Di Blasi Gestão, o Projeto Arte na Baixada, onde formamos cerca de 350 alunas na Oficina de Inicialização ao Ballet e Jazz, durante esse tempo realizamos o Espetáculo de Natal 2022, o espetáculo de Páscoa: Cristo Vive, o espetáculo Mães que Inspiram, juntamente com a I Feira de Mães e Mulheres empreendedoras de Jardim Anhangá e região, e o Espetáculo: Um Sonho Encantado, projeto este financiado pela LIGTH e com apoio da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa. Nosso Instituto conta com o apoio de um corpo de voluntários que chega a quase 30 colaboradores, na sua maioria responsáveis e moradores do território, que nos ajudam com dedicação no desenvolvimento das atividades do IJGS, a manutenção do IJGS hoje é feita por doações de parceiros, vendas de rifas, almoços e outros eventos. Palavras Chave Desenvolvimento, Acessibilidade, Inclusão, Empoderamento; Democratização; Garantia de Direitos. Eixo Temáticos: Educação, cultura, economia criativa e tecnologia da informação.

HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO:  Oportunidade, acessibilidade e inclusão são as palavras-chave e ponto de partida do Instituto João Gonçalves da Silva. Nosso espaço recebe alunos com microcefalia, mobilidades reduzidas e crianças que estão em…

Temáticas Incluídas

Dirección & Contacto

Imágenes de Instituto João Gonçalves da Silva:

Illustration

Únete a Idealist

Regístrate hoy para acceder a tus organizaciones favoritas y recibe alertas por email cuando se publiquen nuevas oportunidades.