O Cineclube DeColoCine trata-se de uma iniciativa de restaurar e cuidar do antigo cinema (ColoCine) existente na Colônia do INCRA, um dos primeiros assentamentos para reforma agrária do país localizado no município baiano de Itaetê. Pertencente a um morador local que sonhou em ter um cinema em sua comunidade, o espaço estava sem uso e ameaçado de perder sua identidade e importância artístico-cultural durante a pandemia COVID-19. Adiquirimos o lugar e tranformamos em um Cineclube Comunitário, na perspectiva estética decolonial e contracolonial, com o intuito de manter o espaço enquanto lugar democrático e participativo, educativo, político comunitário, sem fins lucrativos, contribuindo para a formação das pessoas na arte cinematográfica, sendo um espaço não só para assistir mas também estimular o envolvimento através de discussões, propiciando também o contato das pessoas historicamente excluídas dos grandes centros às diferentes narrativas cinematográficas, estéticas, socioculturais.
Seu apoio será utilizado para financiar a manutenção do espaço, aluguel, energia elétrica, limpeza e, sobretudo, um trabalho pedagógico com a comunidade, através de encontros para exposição de filmes e discussões, colóquios, envolvendo as pessoas da comunidade, convidados, e também a participação dos fazedores de cultura fílmica local para também exibirem suas criações. Necessitamos ainda de adquirir cadeiras, equipamentos, projetor, ar condicionado, som e fazer outras melhorias no espaço. Faremos isso através de campanhas pontuais conjugadas aqui mesmo pelo apoia-se, assim que tivermos um orçamento e um parecer técnico para a implementação dessas estruturas.
O Cineclube DeColoCine trata-se de uma iniciativa de restaurar e cuidar do antigo cinema (ColoCine) existente na Colônia do INCRA, um dos primeiros assentamentos para reforma agrária do país localizado no município baiano de Itaetê. Pertencente a um morador local que sonhou em ter um cinema em sua comunidade, o espaço estava sem uso e ameaçado de perder sua identidade e importância artístico-cultural durante a pandemia COVID-19. Adiquirimos o lugar e tranformamos em um Cineclube Comunitário, na perspectiva estética decolonial e contracolonial, com o intuito de manter o espaço enquanto lugar democrático e participativo, educativo, político comunitário, sem fins lucrativos, contribuindo para a formação das pessoas na arte cinematográfica, sendo um espaço não só para assistir mas também estimular o envolvimento através de discussões, propiciando também o contato das pessoas historicamente excluídas dos grandes centros às diferentes…